1º Passo: Conheça a sua empresa e suas políticas
Na sua empresa existe uma revisão anual do salário, de acordo com o rendimento do funcionário, ou o salário aumenta seguindo um plano de carreira? Alguém na empresa toma a decisão do aumento ou é preciso propô-la? Se possível, leia o livro de políticas da empresa, ou fale com alguém da área de RH (Recursos Humanos).
2º Passo: Saiba quanto vale o seu trabalho
Quanto ganham as pessoas que fazem o mesmo que você na sua cidade ou região? Tente saber e, se possível, consiga números que levem em consideração:
- Sua descrição de trabalho
- Seu tempo de experiência
- O tempo em que você está na empresa
- Sua responsabilidade, incluindo tarefas administrativas, pontualidade, etc.
- Seu grau de instrução, cursos técnicos
- Sua posição na empresa
3º Passo: Prepare uma relação de suas conquistas
Mostre aos seus chefes o que você tem feito pelo bem da empresa. Faça uma lista e mentalmente e diga a eles, mas peça para alguém revisá-la primeiro caso você se esqueça de algo.
4º Passo: Mostre seu caso
Enquanto diz o que fez pelo bem da empresa, mostre os problemas que teve de resolver e a maneira que encontrou de solucioná-los. Com isso, você mostra porque sua presença é garantia de dinheiro para a empresa. Quais foram as melhoras que a empresa sofreu desde que você está lá?
- Concluiu ou ajudou na conclusão de um grande e complicado projeto?
- Tem iniciativa?
- Trabalhou horas extras para realizar tarefas urgentes?
- Trabalhou além do que inicialmente deveria fazer?
- Ajudou a empresa a economizar tempo e custos?
- Melhorou algum sistema ou processo?
- Auxilia colegas de trabalho?
5º Passo: Não vá de surpresa
Não chegue de repente e peça um aumento ao seu chefe, pois você parecerá despreparado e não-merecedor. Ao chegar no dia, no seu horário de trabalho, apenas diga: “Gostaria de falar com você perto do final do expediente, seria possível?”
Dicas:
- Se for adequado, talvez você possa negociar mais do que um aumento de salário. Se esta for a sua situação, fale dos benefícios, ações ou mudanças que você acha que pode realizar em seu trabalho.
- Não seja negativo. Não use esta conversa para reclamações sobre a administração, condições de trabalho, colegas de trabalho ou coisas do gênero. Se for realmente necessário tratar sobre algum desses assuntos, fale-o de forma educada, com um estudo do problema e possíveis maneiras de solucioná-lo.
6º Passo: Como reagir ao ouvir um não?
Como nem tudo na vida é certo, você pode ouvir um não ao seu pedido. Sempre agradeça pela oportunidade. Tente descobrir os motivos, ouça-os com atenção e procure ter certeza de que entendeu os argumentos que lhe foram apresentados. Tente se reavaliar e analisar a situação. Você pode chegar à conclusão de que ainda não era o momento, e você deveria mudar e melhorar algumas coisas antes de tentar de novo. Ou você pode ver que esta não será a empresa certa para você trabalhar e evoluir – e aí já será o momento de planejar e mudar algumas coisas na sua vida.
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