Subscribe to Feeds

AVISO

Todos os manuais contidos neste site são de autoria própria. Caso você tenha visualizado qualquer material do site em outro lugar, avise-nos imediatamente.

Como pedir um aumento de salário


Você acha que está trabalhando duro e não está sendo reconhecido? Gostaria de ganhar mais pelo que faz, mas não sabe como pedir? Veja abaixo várias dicas para pedir um aumento de salário ao seu chefe.

1º Passo: Conheça a sua empresa e suas políticas

Na sua empresa existe uma revisão anual do salário, de acordo com o rendimento do funcionário, ou o salário aumenta seguindo um plano de carreira? Alguém na empresa toma a decisão do aumento ou é preciso propô-la? Se possível, leia o livro de políticas da empresa, ou fale com alguém da área de RH (Recursos Humanos).

2º Passo: Saiba quanto vale o seu trabalho

Quanto ganham as pessoas que fazem o mesmo que você na sua cidade ou região? Tente saber e, se possível, consiga números que levem em consideração:
- Sua descrição de trabalho
- Seu tempo de experiência
- O tempo em que você está na empresa
- Sua responsabilidade, incluindo tarefas administrativas, pontualidade, etc.
- Seu grau de instrução, cursos técnicos
- Sua posição na empresa

3º Passo: Prepare uma relação de suas conquistas

Mostre aos seus chefes o que você tem feito pelo bem da empresa. Faça uma lista e mentalmente e diga a eles, mas peça para alguém revisá-la primeiro caso você se esqueça de algo.

4º Passo: Mostre seu caso

Enquanto diz o que fez pelo bem da empresa, mostre os problemas que teve de resolver e a maneira que encontrou de solucioná-los. Com isso, você mostra porque sua presença é garantia de dinheiro para a empresa. Quais foram as melhoras que a empresa sofreu desde que você está lá?
- Concluiu ou ajudou na conclusão de um grande e complicado projeto?
- Tem iniciativa?
- Trabalhou horas extras para realizar tarefas urgentes?
- Trabalhou além do que inicialmente deveria fazer?
- Ajudou a empresa a economizar tempo e custos?
- Melhorou algum sistema ou processo?
- Auxilia colegas de trabalho?

5º Passo: Não vá de surpresa

Não chegue de repente e peça um aumento ao seu chefe, pois você parecerá despreparado e não-merecedor. Ao chegar no dia, no seu horário de trabalho, apenas diga: “Gostaria de falar com você perto do final do expediente, seria possível?”

Dicas:

- Se for adequado, talvez você possa negociar mais do que um aumento de salário. Se esta for a sua situação, fale dos benefícios, ações ou mudanças que você acha que pode realizar em seu trabalho.
- Não seja negativo. Não use esta conversa para reclamações sobre a administração, condições de trabalho, colegas de trabalho ou coisas do gênero. Se for realmente necessário tratar sobre algum desses assuntos, fale-o de forma educada, com um estudo do problema e possíveis maneiras de solucioná-lo.

6º Passo: Como reagir ao ouvir um não?

Como nem tudo na vida é certo, você pode ouvir um não ao seu pedido. Sempre agradeça pela oportunidade. Tente descobrir os motivos, ouça-os com atenção e procure ter certeza de que entendeu os argumentos que lhe foram apresentados. Tente se reavaliar e analisar a situação. Você pode chegar à conclusão de que ainda não era o momento, e você deveria mudar e melhorar algumas coisas antes de tentar de novo. Ou você pode ver que esta não será a empresa certa para você trabalhar e evoluir – e aí já será o momento de planejar e mudar algumas coisas na sua vida.

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails