Subscribe to Feeds

AVISO

Todos os manuais contidos neste site são de autoria própria. Caso você tenha visualizado qualquer material do site em outro lugar, avise-nos imediatamente.

Como limpar a prata


Algum tempo passou desde que você comprou aquele anel de prata, e de repente você percebe que ele está ficando escuro, principalmente nos vãos e detalhes. A prata está perdendo o seu brilho. Por que isso aconteceu?

A prata é um metal muito sensível, e vários produtos podem estar sendo responsáveis por isso: se você é uma dona de casa, certamente lida com produtos que contém cloro, como a água sanitária; outros itens que contenham enxofre (cola branca, polvilho antis-éptico, água oxigenada cremosa) também são prejudiciais para a prata, além de itens com abrasivos (perfumes, mercúrio, soda cáustica, iodo, pomadas e cremes). Até mesmo alguns alimentos ajudam nisso: cebola, maionese e ovos são alguns deles.

Mas se engana quem pensa que é aí que mora o grande culpado: os principais fatores de escurecimento da prata são a atmosfera urbana, principalmente nas grandes cidades onde há muita poluição dos veículos, que emitem enxofre para a atmosfera, e o próprio excesso de ácido úrico da pele da pessoa, que muitas vezes tem de deixar de usar a prata e ouro porque estes ficam escuros em dias.

E como limpá-la? Veja a seguir:
Veja aqui como manter sua jóia de prata sempre com brilho


1º Passo: Limpando

- 1ª Alternativa: Produtos
Há duas maneiras de limpar sua jóia: com polidor ou flanela.
Para saber qual usar, verifique se há uma camada protetora de verniz na sua jóia. Se sim, limpe-a com uma flanela macia e seca, sem qualquer abrasivo.
Se não houver verniz, aplique uma camada fina de um polidor de metais do tipo brasso ou silvo, esfregue um pouco na mancha, espere secar e retire o produto com uma flanela macia.

- 2ª Alternativa: Método Caseiro

Para quem quer gastar pouco ou não conseguiu achar os produtos, um método simples é usar a pasta de dente: aplique-a na jóia e esfregue. Quando notar que o brilho já voltou, enxague com água morna e seque com um pano macio.


- 3ª Alternativa: Método Caseiro

Outro método simples é fazer uma solução de 1 litro de água em temperatuta ambiente, três colheres de sopa de bicarbonato de sódio e tres colheres de sopa de sal em um recipiente. Adicione um pequeno pedaço de papel alumínio e coloque a prata dentro da solução. Espere um pouco e retire, a prata estará brilhante novamente.


2º Passo: Mantendo o brilho

Para conservar o brilho que você acabou de dar à sua jóia, siga algumas dicas:
- Após usar as peças limpas, guarde-as em lugar seco enroladas em papel-toalha.
- Não use abrasivos como esponjas de aço nas suas bijuterias.
- Existem diversos líquidos e pastas para limpeza de metais à venda. Eles são eficientes para fazer sua prata brilhar, mas fazem com que ela torne a ficar escura com maior frequência por causa da oleosidade do produto. Para prevenir, após usar o produto escove-o com uma escova macia e água, com sabão de coco. Enxague e seque com um pano macio.

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails